Escola Yoga DF

Yoga DF é um espaço virtual aberto, livre para qualquer pessoa amante de yoga. Aqui você pode compartilhar suas idéias, publicar artigos, notícias e avisos, promoções e ofertas etc, contudo, somente assuntos relacionados com yoga. Entre em contato.

01 junho 2012

data:post.title

Natureza dos Cursos de Yoga em Brasília Pela YOGA DF

Curso de Yoga em Brasília Distrito Federal. Aqui na Escola de YOGA DF, tem duas modalidades de cursos de yoga, gratuito e pago. Os cursos gratuitos são a maioria das vezes semi-presenciais com a opção principal de ser feito online, mas nunca totalmente online.

Os cursos pagos dependem do carater, podem ser com encontro de 1 a 4 vezes aos mês obrigatoriamente. Se for curso de formação de instrutores, são quatro vezes por mês, geralmente aos sábados pela manhã. Se for cursos de especialização, geralmente mais curtos em duração, duas vezes por semana, os cursos de acharyas (professores de yoga), normalmente 1 vez por mês durante um ano. Todos com a possibilidade de acesso no ambiente virtual para baixar o material online.

Curso de Yoga em Brasília


Os cursos mais interessantes para instrutores e leigos, são os cursos rápido, que ajudam a esclarecer detalhes na prática de yoga, são:


  • curso de Asanas,
  • curso de pranayama,
  • curso de yoga zodiacal,
  • curso de hatha yoga sem mestre,
  • curso de kundalini yoga,
  • curso de meditação yoga,
  • curso de laya yoga,
  • curso de raja yoga


Onde fazer Curso de Yoga em Brasília


Os cursos rápidos gratuitos são oferecido na FE/UnB porque tenho atividades pedagógicas lá, acabo aproveitando o espaço numa parceria com a faculdade.
Os curso de longa duração são no espaço próprio.

Ambiente virtual: http://edu.jar.io
Faça contato: 61 9361-6992 ou e-mail yogadf@hotmail.com

curso de yoga no distrito federal, curso de yoga em brasilia, curso gratuito de yoga brasilia,curso gratis yoga brasilia,curso gratuito de yoga no df,curso yoga para gestantes

29 maio 2012

data:post.title

A Fantástica Yoga para gestantes em Brasília

Brasília é a capital da Yoga, isto todo mundo sabe. As gestantes de brasília procuram por yoga porque querem ter uma gravidez saudável e harmoniosa. A modalidade de yoga que mais cresce na cidade é a famosa yoga para gestantes em brasília.

Se a pessoa deseja ter uma gravidez sintonizada com as energias de aquarius, ela deve praticar yoga para gestantes, e esta prática em Brasília torna a experiência mais atraente.

A yoga para gestantes é diferente da yoga ministrada para pessoas nas condições normais. Na gestação os hormônios, as transformações corporais, a sensibilidade e muitas outras variáveis afetam profundamente as emoções e percepção da mulher. Além da futura mãe, o bebê precisa ser visto no contexto.

Yoga na Gravidez Brasília


O bebê é muito considerado pelo professor de yoga durante à gravidez, não só pelos cuidados com eventuais agressões, mas também de sua condição psicológica e física dentro da barriga da mulher.

yoga para gestantes brasilia, yoga para gravidez brasilia, yoga para gravidas brasilia, yoga para bebê brasilia,yoga para engravidar brasiliaTudo que a mãe vivencia, o bebê também experimenta em grau menor ou maior conforme a situação. A regra básica e fundamental para todo professor de yoga para gestantes é que NÃO SE DEVE MEXER COM O BEBÊ. Nem para o bem, nem para nada.

A condição do bebê é protegido pela sabedoria da natureza. Qualquer interferência invasiva perturba esta harmonia do ente que irá nascer e o meio que se ajusta para recebê-lo.

Yoga para gestantes em Brasília


Praticar yoga em Brasília é uma experiência fantástica. Aqui a energia yogi propaga com mais intensidade, sua atmosfera, suas vibrações tattwicas, suas manifestações espirituais são propícias para uma vida psíquica intensa e proveitosa.

Na nossa escola de yoga pensamos de forma especial na mulher grávida, na qualidade da gestação e nas condições do nascimento do bebê.

28 maio 2012

data:post.title

Yoga em Brasília conflito nos resultados

Aqui na escola aprendi que para pagar o iptu, condomínio, contas de água e luz etc, precisamos fazer exatamente o que o freguês exige, senão no final do mês não pagamos a conta. E chega muita gente obrigando-nos a curvar à moda yôuga.

Para nós é uma tortura lidar com estes praticantes, eles geralmente se maxucam muito em posições que não "dobram nem uma folha", sentem dor em posições que não exigem nenhum esforço, entediam rapidamente porque não sabem como se comportar ou fazer certos asanas, mudras e angas. Tudo isto porque eles vem de escolas de yoga que ensinam a falar yôuga, acham que sabem mais do que nós e dispensam nossa atenção amorosa se dizendo experientes.

yoga brasilia, yoga em brasilia, onde praticar yoga em brasilia, yoga para gestantes em brasilia, yoga para gravidez em brasilia, yoga gravidas brasilia

Na minha sala de yoga não discrimino ninguém, basta não está bêbado ou drogado para fazer as práticas. Apenas divido os alunos adiantados dos alunos iniciantes, porque estes incomodam os alunos adiantados com suas respirações ofegantes, gemidos desnecessários, comentários fora de hora, interrupções etc.

Por não invocar deuses, santos, nem fazer palhaçadas sectárias e cantar cantigas exóticas, qualquer pessoa que busca paz interior e saúde física pode praticar yoga na minha sala sem ser ofendido com estas práticas esquisitas que tem nas salas de yoga do DF. Já tive aluno evangélico, mulçumano, judeu e todo tipo de gente fazendo yoga na minha sala. A yoga não tem religião, a religião da yoga é a religião que a pessoa pratica.
data:post.title

Procedimentos numa Aula de Hatha Yoga Brasília

A primeira coisa que o professore de yoga deva fazer quando iniciar uma aula de yoga é preparar as melhores condições para o praticante interiorizar-se o mais profundamente possível. Os conhecidos níveis ou frequências mentais precisam ser atingidos durante uma aula de yoga: alfa, beta e gama.

Quando a pessoa atinge todos os níveis mentais conscientimente acreditamos que esta pessoa está pronta para um trabalho profundo na hatha yoga.

Experimentamos colocar um medidor de frequências cardíacas em alguns estudantes para verificar seu comportamento em certos asanas. Como ele se desprende, relaxa, domina, concentra, controla, interioriza etc.

Obtendo resultados muitos curiosos se fossem apresentado num congresso de educação física. Exatamente porque os resultados seriam opostos aos considerados nesta modalidade de condicionamento físico.

Curiosamente em asanas como sarvanagasana (Viparita Karini) onde o praticante permanece num tempo médio de 15 minutos, a frequência cardíaca girou na média do sono comum, em torno de 70 batimentos, enquanto em asanas passivos como shavanasa (deitado de barriga para cima, relaxando) a média foi de 110 batimentos, semelhante a uma pessoa fazendo caminhada em condições normais.

hatha yoga brasilia,ashtanga yoga brasilia,raja yoga brasilia,laya yoga brasilia,kriya yoga brasilia,onde praticar yoga brasilia,tudo sobre yogaOs resultados foram conduzidos segundo nossos conhecimentos de fisiologia da hatha yoga. Conforme procedemos na sala de yoga o praticante responde fisiológica e mentalmente.

Tudo depende da forma e do jeito como conduzimos uma aula de yoga. Dizemos respira assim, faça deste jeito, observe este músculo, concentre neste ponto do seu corpo... faça isto ou aquilo. Se ele segue nossas instruções o resultado é imediato.

Por exemplo, se um praticante deseja desenvolver a clarividência. Por mera formalidade, nós lhes damos algo da nossa literatura sobre o assunto. Então, durante um aula normal, dizemo-lo em particular, antes de iniciar a prática comum a todos, tenha a gentileza de fazer desta maneira nos asanas que dermos os comandos de execução, então concentre-se num ponto específico. Ao final o praticante nos relata qual foi sua experiência - ele nos diz algo semelhante: - "quando eu me concentrei naquele ponto, aconteu algo curioso, uma coisa ligou dentro de mim, logo eu senti meu chakra frontal, como se estivesse ligado por um fio a minha laríngue, então experimentei isto e aquilo".

Certa vez, uma aluna ligada a literatura egípcia me indagou sobre a possibilidade de fazer certos exercícios de raja yoga a que chamamos de exercícios magnéticos. Se muita preocupação lhe dei as instruções sem reservas, uma aluna iniciante ouviu tudo e resolveu praticar por sua conta. Então, a aluna novata me relatou de supetão, - "professor você é um mestre mesmo einh?, eu ouvi o que disseste a yogini e pratiquei por minha conta... aconteceu algo curioso enquanto praticava o exercício magnético no asana, vi as correntes energéticas num vórtice em torno do meu corpo, então fiquei meio tonta como que em desmaio, logo veio uma sensação agradável e tive uma visão de cenas que pareciam ser da minha vida passada em tal lugar".

Na nossa sala de yoga não é permitido tratamento diferenciado, nem reverência aos professores, nem a mestres antigos ou santos milagrosos. Afim de obter uma energia aquariana todos são tratados de forma igual. Não existe atma superior, nem atma inferior, todos são chispas divinas semelhantes. Abominamos o tratamento à moda oriental.

Geralmente, quando se tem gente agitada e estressada, somos bem invasivos, aplicamos muitos asanas em curto espaço de tempo, e à medida que a pessoa vai aprendendo a interiorizar, conquistando a harmonia mental, damos pouquíssimos asanas para serem feitos com muita eficiência, obtendo assim altos indices de eficácia nos resultados desejados.
data:post.title

Respiração Yoga Brasília

Aqui na nossa escola, eu ensino para os instrutores e professores de yoga formados por nós, que a respiração é o cartão postal do carater e personalidade da pessoa. Observando a respiração se conhece muito do que precisa saber da pessoa.

A observação da respiração é nosso referencial, ela serve para nosso trabalho básico da yoga, é um dos muitos diferenciais com relação as demais escolas de yoga espalhada pelo mundo.

A respiração revela a personalidade e o carater da pessoa; como ela atua no mundo; que espírito habita aquele corpo, e também revela o estado de sáude das pessoas. É o primerio passo no degrau da cura da alma, isto chamamos de yogaterapia.

Nem sempre respirar é sinônimo de saúde, ou de que as coisas estão bem, muitas vezes na yoga respirar atrapalha, e atrapalha muito, depende do que a pessoa quer e o que está fazendo.

Numa aula normal ensinamos a pessoa respirar corretamente para obter melhor eficiência do cérebro, para alimentar as células nervosas, para expulsar os miásmas do corpo e para ter qualidade de vida. Isto é o que as pessoas buscam quando entram numa sala de yoga.


pranayama brasilia, puraka, rechaka

Respirar é uma arte, precisa de treino, muito treino. Mas também é uma ciência, necessita de observação, analíse, pesquisa e muita experimentação (tentativa e erro), obviamente que estamos falando para um tipo de pessoa específica.

Antigamente, uma pessoa treinada ensinava uma pessoa preparada. Mas, o tempo passa, passa a humanidade, passa as limitações e surgem novos desafios. Também surge nos novos tempos novos jeitos de lidar com as situações problema.

Respirar é uma ação fisiológica para o corpo, assim como o sexo também é. Mas respirar não é só isto, assim como sexo também não é.

Buscar no blog